domingo, 9 de março de 2014

Montblanc - Uma lenda





Montblanc é uma marca alemã e é sinônimo de luxo, estilo, sucesso e claro, da melhor caneta do mundo (na minha humilde opinião). 


Fundada pelos alemães August Eberstein (engenheiro), Alfred Nehemias (banqueiro) e Claus-Johannes Voss (dono de papelaria) em 1906, a Montblanc foi batizada em homenagem ao Monte Branco (em francês Mont Blanc), a montanha mais alta da Europa Ocidental.


Eberstein e Nehemias fascinaram-se pela moda da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos daquele ano: as canetas de pena. Quando regressaram à Alemanha, eles criaram uma oficina de canetas-tinteiros em parceria com Voss. O nome Mont Blanc, porém, surgiu apenas em 1909, em uma caneta-tinteiro aprimorada. A empresa então se associou com a Alfred Danhill Ltd., fabricando outros produtos.




Conhecida pela extrema qualidade das suas canetas, pela sua perfeição artesanal e pela atenção ao detalhes


Trabalhadores numa foto de 1910




Sobre o Monte "Montblanc"



O monte branco (em francês: Mont Blanc, em italiano: Monte Bianco) é a mais alta montanha dos Alpes e da União Européia, atingindo uma altitude de 4810 m, embora possa variar um pouco de ano para ano, em função das condições atmosféricas, e é o primeiro dos cumes dos Alpes com mais de 4000 m.

Embora o maciço desta montanha se divida entre França e Itália, a localização precisa do pico mais alto em relação à fronteira permanece um tema de certa forma controverso. O cume parece coincidente com a fronteira nos mapas italianos, mas completamente no lado de França nos mapas franceses.

A altitude máxima do Monte Branco está estabelecida em 4810 m, mas medições feitas através do Sistema de Posicionamento Global em 2001 e 2003 mostram uma variação de vários metros de ano para ano, consideradas o resultado de flutuações, provocadas por diferentes condições atmosféricas, na espessura do glaciar que cobre o cume. Essa espessura das neves eternas que recobrem o monte desde a sua meia encosta até ao cimo varia de 15 a 23 metros.

Altitude: 4.810 m

Proeminência: 4.695 m

Primeira ascensão: 8 de agosto de 1786

Cordilheira: Alpes Graios, French Alps, Alpes

Primeiros escaladores: Michel Paccard, Jacques Balmat


---------------------------------------------------------------------------------------------
Dentre as várias série e coleções existentes, uma das que mais gosto é a Solitaire Precious Stone. A coleção Solitaire tem um charme excepcional e é adorada por todos possuindo uma rara combinação de verdadeira arte, requinte e sofisticação. A clássica coleção de canetas Solitaire é inspirada na série Meisterstuck, uma das primeiras e mais importante linha (popular) da Montblanc.

Esta coleção foi introduzida na década de 80 do século XX e não há muita informação disponível falando sobre esta série, mas as canetas que a compõem são:

  •  Solitaire Ramsés II 
  •  Solitaire Nikolai I
  •  Solitaire Hematite
  •  Solitaire Citrine
  •  Solitaire Carbon Steel
  •  Solitaire Coralle


Abaixo, segue foto com alguns modelos da série.







SÉRIE PRECIOUS STONE 




Da esquerda para direita:

  1. Montblanc 149 - Diplomata
  2. Montblanc Meisterstück Solitaire Silver Barley - Le Grand
  3. Montblanc Nikolai I - Le Grand
  4. Montblanc Ramses II
  5. Montblanc Meisterstück Solitaire Citrine
  6. Montblanc Meisterstück Solitaire Hematite
  7. Montblanc Meisterstück Solitaire Carbon Steel
  8. Montblanc Solitaire Doué
  9. Montblanc Noblesse









Nenhum comentário: