segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Carregando jogos no MSX via PC e Convertendo arquivos do MSX (.BAS; .BIN; .ROM; .SCR) para .WAV

Você ainda possui o bom e velho MSX (funcionando é claro!)?
Se Não: compre um!!  Há Há Há
Se Sim: Muito bom! O principal você já tem!

Gostaria de reviver bons momentos rodando jogos originais diretamente do seu MSX?
Se Não: Você não sabe o que está perdendo!
Se Sim: Show! Falta pouco para isso acontecer.

A maioria das pessoas que guardaram o MSX, provavelmente devem ter guardado também o Drive 5 1/4 ou o de 3 1/2 ou até mesmo o gravador com as fitas cassetes com os jogos. Acontece que com o passar do tempo, mesmo colocando para funcionar o drive ou o gravador, as mídias devem estar com problemas de leitura (devido a exposição ao tempo; mofo; etc) e não funcionará.

O que você precisará:
Bom, o MSX você já tem. Você precisará agora de um cabo. Alguns sites explicam como montar um simples cabo que ligará seu MSX ao PC com o objetivo de ler os jogos originais diretamente de um PC. Abaixo, segue a imagem de como o cabo deve ser feito:


Numa ponta você ligará na saída Gravador do seu MSX e a outra ponta, na saída de Fone de Ouvido do seu PC. Tudo muito simples!

E os jogos?
Há diversos sites que disponibilizam os arquivos no formato .WAV para que seu MSX possa lê-los. Se você preferir, poderá utilizar um programa para convertê-los. Cito como exemplo o CasLink2 que pode ser baixado neste link: Projeto CasLink2

Outro exemplo de programa é o Otla  

Ambos são fáceis de usar.


Os programas de MSX gravados em cassete usavam as velocidades de 1200 ou 2400 bauds. Essa limitação era devido a qualidade de áudio provida pelas fitas e gravadores cassete. Porém, a porta de leitura cassete do MSX e o Z80 conseguem ler o stream de áudio em velocidades superiores a essas.


Passo a passo utilizando o Otla:

Os passos e parâmetros que usei com sucesso para carregamento rápido em um MSX Expert Gradiente seguem a seguir. Programas que demoravam 5 min agora demoram apenas alguns segundos para carregar:

1) Baixe o Otla
2) Descompacte o Otla em uma pasta de sua preferencia
3) Execute o programa e selecione MSX na opção header
4) Clique em "add blocks" e escolha um arquivo no formato .cas ou .rom ou .bin
5) Selecione o valor 4 (11025 bps) na opção sample/bit 
6) Digite o comando BLOAD ou CLOAD correspondente no MSX
7) Clique em Play no Otla.
8) O programa deve carregar com sucesso

Se a placa de som do PC e o cabo cassete do MSX forem de boa qualidade pode-se tentar velocidades mais rápidas no passo 5). Porém a velocidade 11025 bps já e quase 10x mais rápida que os 1200 bps que eram padrão das gravações cassete originais do MSX.



Passo a passo utilizando o CasLink2:

O principal objetivo do CasLink2 é converter arquivos originais do MSX em  arquivos .WAV. que podem ser jogados de volta para MSX usando uma placa de som do PC, um leitor de CD ou MP3 através de um cabo de áudio simples. 

Todos os computadores MSX estão equipados com uma interface de gravador cassete que foi projetado para salvar e carregar o software a partir de fitas. 

1) Baixe o caslink2
2) Converta seus arquivos .cas ou .bin ou .rom para .wav, mono, usando o caslink2 (não use a opção 2400 bauds), por default o programa usa 1200 bauds
3)  Salves seus arquivos .wav em uma pasta do seu PC
4) Conecte o plug menor na entrada de fone de ouvido do PC
5) Conecte o plug de gravação (redondo grande) do cabo cassete na entrada de gravador do MSX
6) Abra o arquivo .wav no PC usando um media player de sua preferência e coloque o volume do máximo
7) Visto que a saída do PC é estéreo e o MSX só consegue ler mono, ajuste o balanço de saída do fone totalmente para o canal esquerdo (L). Para isso, use o software de mixer da placa de som do seu PC
8) Pronto agora digite o comando correto de leitura para seu arquivo no MSX, que pode ser CLOAD, BLOAD, ou LOAD
9) Clique no play do media player para tocar o arquivo .wav
10) SE tudo der certo o MSX ira achar o programa e prosseguir com o carregamento.


Para Gravar programas do MSX no seu PC:

Tire a ponta do cabo que estava conectado na saída do fone de ouvido e conecte no conector entrada do microfone do seu PC.

1) Use um programa editor de áudio no PC, que pode ser o gravador de som do Windows ou outro
2) Configure o programa de gravação para mono 44kHz
3) Coloque o programa para gravar
4) Use os comandos correspondentes ao seu programa no MSX: CSAVE, BSAVE, SAVE
5) Pode ser necessário usar o programa editor de áudio para aumentar o volume do arquivo .WAV, pois a saída do MSX é de baixa potência, o que normalmente era amplificado pelos gravadores cassete reais.

2 comentários:

Alex disse...

Estive curioso sobre isso desde 1987 quando comprei o msx 1.1 gradiente, e até agora (sim, desde 1987, e sim 30 e poucos anos de pesquisa) estava pesquisando sobre como aumentar a velocidade de leitura e ou gravacao do msx como é feito no TK85 com seus 4200 bauds, e sabia que isso poderia ser feito com uma rotina em assembly, igual é feito no tk85, o cp200 por ter o mesmo hardware, tbem poderia fazer isso mas faltava uma rotina na rom pra isso, nada que uma simples copia do requerido trecho da rom do tk para a RAM do cp200, e porque nao, do tk90x, e tbem ao nosso msx. Mas não sabia que a rotina de ler cassete do msx poderia selecionar auto a velocidade para uma maior, isso é novidade pra mim. Mas mas mas, e para gravar em alta velocidade, dai sim teria que alterar algo na rotina de gravacao, e me parece que existem 2 parametros de dados que fazem justamente isso para a rotina, não é?

Paolo disse...

Oi, o CP200 tinha uma ROM extra com rotinas de high speed sim.
Era acessado com RAND USR 8200 se não me engano.
Inclusive eu usei o soquete dessa ROM (uma EPROM, na verdade) pra colocar no lugar uma RAM estática de 2K (6116) e ligando adequadamente o sinal de R/W pude usar para redefinição de caracteres. Antes copiei o conteúdo da EPRO (uma 2716) e quando queria usar as rotinas de High-Speed eu carregava um programinha que copiava esse conteúdo na SRAM. Funcionava que era uma beleza!