segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Jardim de Rodin - Paris

Jardim de Rodin 





Endereço: 79, rue de Varenne - 75007- Paris

Estação de metrô: Varenne (linha 13) ou RER C

Ônibus: 69,82,87 ou 92

Site: www.musee-rodin.fr



Inaugurado em 1919 no Hotel Biron, exibe obras do escultor francês Auguste Rodin. Usou o Hotel Biron como sua oficina a partir de 1908, e posteriormente doou a sua coleção completa de esculturas para o Estado francês sob a condição de que tinha de transformar o prédio num museu dedicado às suas obras.

Lá você encontrará O Pensador, O Beijo e os Portões do Inferno. Muitas das esculturas estão expostas no grande jardim do museu em ambientes naturais.

As fotos abaixo foram tiradas por mim em Novembro de 2012.































































Portões do Inferno













Carregando jogos no MSX via PC e Convertendo arquivos do MSX (.BAS; .BIN; .ROM; .SCR) para .WAV

Você ainda possui o bom e velho MSX (funcionando é claro!)?
Se Não: compre um!!  Há Há Há
Se Sim: Muito bom! O principal você já tem!

Gostaria de reviver bons momentos rodando jogos originais diretamente do seu MSX?
Se Não: Você não sabe o que está perdendo!
Se Sim: Show! Falta pouco para isso acontecer.

A maioria das pessoas que guardaram o MSX, provavelmente devem ter guardado também o Drive 5 1/4 ou o de 3 1/2 ou até mesmo o gravador com as fitas cassetes com os jogos. Acontece que com o passar do tempo, mesmo colocando para funcionar o drive ou o gravador, as mídias devem estar com problemas de leitura (devido a exposição ao tempo; mofo; etc) e não funcionará.

O que você precisará:
Bom, o MSX você já tem. Você precisará agora de um cabo. Alguns sites explicam como montar um simples cabo que ligará seu MSX ao PC com o objetivo de ler os jogos originais diretamente de um PC. Abaixo, segue a imagem de como o cabo deve ser feito:


Numa ponta você ligará na saída Gravador do seu MSX e a outra ponta, na saída de Fone de Ouvido do seu PC. Tudo muito simples!

E os jogos?
Há diversos sites que disponibilizam os arquivos no formato .WAV para que seu MSX possa lê-los. Se você preferir, poderá utilizar um programa para convertê-los. Cito como exemplo o CasLink2 que pode ser baixado neste link: Projeto CasLink2

Outro exemplo de programa é o Otla  

Ambos são fáceis de usar.


Os programas de MSX gravados em cassete usavam as velocidades de 1200 ou 2400 bauds. Essa limitação era devido a qualidade de áudio provida pelas fitas e gravadores cassete. Porém, a porta de leitura cassete do MSX e o Z80 conseguem ler o stream de áudio em velocidades superiores a essas.


Passo a passo utilizando o Otla:

Os passos e parâmetros que usei com sucesso para carregamento rápido em um MSX Expert Gradiente seguem a seguir. Programas que demoravam 5 min agora demoram apenas alguns segundos para carregar:

1) Baixe o Otla
2) Descompacte o Otla em uma pasta de sua preferencia
3) Execute o programa e selecione MSX na opção header
4) Clique em "add blocks" e escolha um arquivo no formato .cas ou .rom ou .bin
5) Selecione o valor 4 (11025 bps) na opção sample/bit 
6) Digite o comando BLOAD ou CLOAD correspondente no MSX
7) Clique em Play no Otla.
8) O programa deve carregar com sucesso

Se a placa de som do PC e o cabo cassete do MSX forem de boa qualidade pode-se tentar velocidades mais rápidas no passo 5). Porém a velocidade 11025 bps já e quase 10x mais rápida que os 1200 bps que eram padrão das gravações cassete originais do MSX.



Passo a passo utilizando o CasLink2:

O principal objetivo do CasLink2 é converter arquivos originais do MSX em  arquivos .WAV. que podem ser jogados de volta para MSX usando uma placa de som do PC, um leitor de CD ou MP3 através de um cabo de áudio simples. 

Todos os computadores MSX estão equipados com uma interface de gravador cassete que foi projetado para salvar e carregar o software a partir de fitas. 

1) Baixe o caslink2
2) Converta seus arquivos .cas ou .bin ou .rom para .wav, mono, usando o caslink2 (não use a opção 2400 bauds), por default o programa usa 1200 bauds
3)  Salves seus arquivos .wav em uma pasta do seu PC
4) Conecte o plug menor na entrada de fone de ouvido do PC
5) Conecte o plug de gravação (redondo grande) do cabo cassete na entrada de gravador do MSX
6) Abra o arquivo .wav no PC usando um media player de sua preferência e coloque o volume do máximo
7) Visto que a saída do PC é estéreo e o MSX só consegue ler mono, ajuste o balanço de saída do fone totalmente para o canal esquerdo (L). Para isso, use o software de mixer da placa de som do seu PC
8) Pronto agora digite o comando correto de leitura para seu arquivo no MSX, que pode ser CLOAD, BLOAD, ou LOAD
9) Clique no play do media player para tocar o arquivo .wav
10) SE tudo der certo o MSX ira achar o programa e prosseguir com o carregamento.


Para Gravar programas do MSX no seu PC:

Tire a ponta do cabo que estava conectado na saída do fone de ouvido e conecte no conector entrada do microfone do seu PC.

1) Use um programa editor de áudio no PC, que pode ser o gravador de som do Windows ou outro
2) Configure o programa de gravação para mono 44kHz
3) Coloque o programa para gravar
4) Use os comandos correspondentes ao seu programa no MSX: CSAVE, BSAVE, SAVE
5) Pode ser necessário usar o programa editor de áudio para aumentar o volume do arquivo .WAV, pois a saída do MSX é de baixa potência, o que normalmente era amplificado pelos gravadores cassete reais.

Comandos do MSX-DOS

O sistema operacional MSX-DOS foi desenvolvido para gerenciar todas as operações de disco realizadas pelo MSX. É um sistema operacional baseado no CP/M versão 2.2, apesar de se parecer muito com o MS-DOS, da IBM-PC. Possui comandos do MS-DOS, mas, no que diz respeito às rotinas internas em assembly, as chamadas das mesmas, valores passados e recebidos por registradores, assemelha-se ao CP/M. 

Quando ligamos nosso MSX com um disk drive conectado, percebemos a inicialização normal do micro e, logo após, surge uma mensagem do fabricante da interface. Se não houver disco com sistema operacional no drive, o micro passa direto ao Disk Basic, ou, então, solicita um disquete contendo o sistema operacional.


Supondo que há um disco com sistema no drive, o mesmo continuará a ser lido e logo surge uma mensagem no vídeo dizendo a versão do DOS, o criador do software, etc. A seguir, surgirá um sinal: A> indicando que o drive corrente em uso é o drive A (veja imagens acima).

Este sinal "A>" é chamado de PROMPT e significa que o DOS aguarda a digitação de um comando. O MSX-DOS possui um grande número de comandos, apresentando sua sintaxe e utilização, pois existem algumas formas que talvez não sejam do conhecimento de todos.

Aqui você terá acesso ao livro MSXDOS - Guia de Consulta Rápida
Este livro está disponibilizado na íntegra, em formato PDF e são apresentadas as explicações sobre todos os comandos do MSX-DOS.


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Emulador de drive no MSX






Para facilitar a vida de quem quer utilizar um emulador de drive no MSX, segue abaixo indicação de três posts que explicam passo a passo como instalar. Cabe ressaltar que tratam-se de explicações sobre o equipamento E110S encontrado a venda no eBay.

Link do eBay com equipamento a venda
(Se for comprar, cuidado pois há várias versões e o que nos interessa é a versão que emule um Drive de 720K.

Características do USB Floppy Drive Emulator E100S a venda no eBay


Posts Recomendados:


Testando o emulador de drive E100S no MSX

Emulador de Drive Xing Ling para MSX


Explorando um pouco mais o emulador de drive E100S

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MSX BRASIL


Bem vindo ao grupo MSX BRASIL. O objetivo principal deste fórum é discutir assuntos relacionados ao MSX e resgatar um pouco da memória deste computador, que sem dúvida alguma, marcou a vida de muitos brasileiros. A ideia é promover discussões sobre novos desenvolvimentos e formas de uso, resgate de usos e também criar muita coisa legal relacionada às tecnologias do passado e do presente.

Fórum MSX Brasil

sexta-feira, 1 de março de 2013

Capas do Iron Maiden

Iron Maiden


Para os amantes do Rock'n Roll e fã do Iron, segue abaixo as principais capas dos lendários LP's.